sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sandra Rosenfeld fala com o blog

Por Daniel Farrentini

YOGA – União da prática física e espiritual

Por Carine Fransosi


A maioria das pessoas ao ouvir falar em Yoga pensa em uma alternativa diferente de fazer exercício, algo direcionado para um público mais privilegiado. Essa impressão talvez possa estar relacionada ao fato de que a prática do Yoga não é apenas trabalhar o corpo, é principalmente trabalhar a mente em harmonia com o corpo. Muitos praticantes do Yoga, após algum tempo de dedicação e estudo, costumam dizer que se trabalha o desapego do ser ao material. Com isso, podemos
perceber a dimensão que este hábito representa.


CONHEÇA AS PRÁTICAS DE YOGA MAIS EXERCITADAS

Ashtânga-Yoga: Disciplina que une os oito membros do Yoga, ou seja, o Yoga clássico.
Bhakti-Yoga: Disciplina que une o amor e a devoção a Deus ou Krishina, ou seja, é o Yoga sob o aspecto devocional.
Hatha-Yoga: Disciplina que une a força e o vigor, ou seja, é o Yoga em que a força representa a mente e o vigor o corpo, no caminho da autoperfeição, não só física como espiritual. Esta é a prática mais difundida entre os praticantes.
Tantra-Yoga: Disciplina que une os tantras, ou seja, é o Yoga que vê o corpo contendo todos os segredos do universo, não estando relacionado, como prática sexual, como difundido erroneamente no início da era cristã.

DICAS PARA O INÍCIO E TÉRMINO DA PRÁTICA DO YOGA

ANTES DE COMEÇAR:

SENTE-SE: Comece com uma prática de meditação sentado e focando na respiração.
OM: Entoe o mantra OM três vezes, concentrando atenção na barriga, no peito e no terceiro olho respectivamente.
RESPIRE: Faça três turnos de viloma pranayama: inspire em três partes, com pausas na barriga, no peito e no terceiro olho. Pause por uma contagem enquanto suspende a respiração, e depois expire.
MOVIMENTE-SE: Faça cinco ciclos de saudação ao Sol A e três ciclos de saudação ao Sol B. Faça algumas posturas em pé, como trikonasana (postura do triângulo), parsvakonasana (postura do ângulo estendido para o lado) e prasarita padottanasana (postura do alongamento intenso com os pés afastados.

DEPOIS DE TERMINAR:
INVERTIDAS: Faça sarvangasana (postura invertida sobre os ombros), halasana (postura do arado) e matsyasana (postura do peixe).
RESPIRE: Faça três ciclos de viloma pranayama II, expire em três partes, pausando no terceiro olho, no peito e na barriga. Pare por uma contagem. Inspire.
DESCANSE: Reserve 10 minutos para savasana (postura do cadáver).
MEDITE: sente-se de pernas cruzadas. Medite sobre a luz de sua essência interior.

INTERESSANTE:
Você sabia que a má prática do Yoga pode ser a culpada pela sua ciática?
Isso acontece, segundo Anna Delury, quando praticantes desenvolvem maus hábitos nas posturas, como na rotação da perna de trás, no giro do pé ou no alinhamento do quadril, como a postura do guerreiro. Todos esses e outros erros causam pressão na lombar e irritar o nervo ciático. O importante é praticar o Yoga de forma correta, com a supervisão de profissionais aptos, para que você consiga ter os resultados esperados.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

SHIATSU como terapia

Por Pedro Leonardo


O shiatsu é uma terapia alternativa japonesa que significa shi-dedo e atso – pressão. É uma das mais usadas terapias atualmente ajudando inclusive no tratamento do câncer. Esse método terapêutico japonês age através de pressão feita pelos dedos do massagista sobre os meridianos ou pontos de energia vital.

A partir do conhecimento chinês sabe-se que o fluxo de energia no organismo segue caminho definido por canais de forma semelhante ao sangue e veias. Tal canal possui alguns segmentos chamados de meridiano, que no seu total somam doze pares formando simetricamente dos dois lados do corpo. Cada meridiano esta relacionado à certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais.
Esse meridiano se faz por meio de canais do corpo humano. Alguns pontos de energia podem ser interrompidos por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, causando
dores e tensões em algumas partes do corpo. Depois de pressionado, esse fluxo prejudicado volta ao normal acabando com o incomodo.

Além de manter o bem estar, essa massagem é indicada nos casos de problemas digestivos, reprodutivos, respiratório, circulatório e nervoso.
O shiatsu é uma prática extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos estratégicos, seguindo o trajeto dos meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo restabelecer energeticamente todo o corpo humano.

Essa arte milenar chegou ao Brasil em 1868, atuando principalmente em casos como depressão, baixa auto-estima, problemas renais e queimações no estômago. O Shiatsu pode ser encontrado em academias e clinicas de estética. O valor varia de R$100 a R$300 por hora, com sessões de 15 a 60 minutos, podendo ser feita uma ou duas vezes por semana.

Existe também uma nova modalidade de Shiatsu, o Express. A massagem é aplicada no pescoço, ombros e colunas com a pessoa posicionada numa cadeira de massagem rápida. A praticidade permite sua aplicação em várias condições e ambientes. Basta tirar o calçado e, entre 15 e 20 minutos, a massagem começa fazer o efeito relaxante e agradável.