sexta-feira, 22 de maio de 2009

SHIATSU como terapia

Por Pedro Leonardo


O shiatsu é uma terapia alternativa japonesa que significa shi-dedo e atso – pressão. É uma das mais usadas terapias atualmente ajudando inclusive no tratamento do câncer. Esse método terapêutico japonês age através de pressão feita pelos dedos do massagista sobre os meridianos ou pontos de energia vital.

A partir do conhecimento chinês sabe-se que o fluxo de energia no organismo segue caminho definido por canais de forma semelhante ao sangue e veias. Tal canal possui alguns segmentos chamados de meridiano, que no seu total somam doze pares formando simetricamente dos dois lados do corpo. Cada meridiano esta relacionado à certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais.
Esse meridiano se faz por meio de canais do corpo humano. Alguns pontos de energia podem ser interrompidos por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, causando
dores e tensões em algumas partes do corpo. Depois de pressionado, esse fluxo prejudicado volta ao normal acabando com o incomodo.

Além de manter o bem estar, essa massagem é indicada nos casos de problemas digestivos, reprodutivos, respiratório, circulatório e nervoso.
O shiatsu é uma prática extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos estratégicos, seguindo o trajeto dos meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo restabelecer energeticamente todo o corpo humano.

Essa arte milenar chegou ao Brasil em 1868, atuando principalmente em casos como depressão, baixa auto-estima, problemas renais e queimações no estômago. O Shiatsu pode ser encontrado em academias e clinicas de estética. O valor varia de R$100 a R$300 por hora, com sessões de 15 a 60 minutos, podendo ser feita uma ou duas vezes por semana.

Existe também uma nova modalidade de Shiatsu, o Express. A massagem é aplicada no pescoço, ombros e colunas com a pessoa posicionada numa cadeira de massagem rápida. A praticidade permite sua aplicação em várias condições e ambientes. Basta tirar o calçado e, entre 15 e 20 minutos, a massagem começa fazer o efeito relaxante e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário