segunda-feira, 1 de junho de 2009

Meditação

Por Daniel Ferrentini.

“Vim para ser feliz! Fui à terapia.”

Escritora, publicou o livro “O que é meditação”, que segue em sua terceira edição. Colunista dos sites bemzen.com, revistamulheresinteligentes.com, wellness.com, é, também, professora de meditação. Faz workshops não só para empresas como para pessoas físicas. Ministra palestras e trabalhos. Participou de programas televisivos, como Alternativa Saúde (GNT), Esporte Espetacular (TV Globo), Sem Censura (TVE), entre outros. Sandra Rosenfeld, especialista em terapias, concedeu entrevista para o blog. Confira!





Daniel Ferrentini: Sandra, conte-nos o começo dessa trajetória.

Sandra Rosenfeld: Comecei com a terapia. Eu achava que tinha que me conhecer melhor, tinha que ser feliz. Lia muito livros de autoconhecimento já na adolescência.

DF: Como foi seu primeiro livro?

SR: Meu primeiro livro foi “Eu estou ok, você está ok.” Livro de autoconhecimento e não de autoajuda. Eu, Sandra, prefiro classificar assim.

Casada, com filho, comecei a perceber que a maioria, ou todos, os evoluídos praticavam meditação. Meu ex-marido teve uma época muito difícil em sua vida e conseguiu ajuda através da meditação.

Minha vida posso dividi-la em antes da meditação e depois dela. A meditação é um grande agente transformador, comprovado por pesquisas.

DF: O que é meditação para você?

SR: A meditação é uma poderosa ferramenta interna que nos temos ao nosso dispor. Através da meditação a gente relaxa ao mesmo tempo que desenvolve atenção e concentração, que são fundamentais para uma vida plena e feliz. A maioria de nós vive no piloto automático e com o pensamento do passado ou do futuro. A meditação acontece em um tempo só, no presente. O que a gente pratica na nossa meditação levamos para o nosso dia a dia, então agente começa a viver no aqui-agora. É o único momento que de fato podemos interagir e nos prepararmos nosso futuro.

DR: Como funciona o seu "eu" quando está meditando?

SR: A meditação em si é fazer contato consigo mesmo, silenciar sua mente. Na hora que você consegue isso, por incrível que pareça, você tem todas as respostas, fazendo uma conexão total com o universo. Consegue diminuir os pensamentos por meio de técnicas meditativas. Começa a ouvir sua voz interior que tudo sabe. Vem a tona o que você tem de melhor. Meditação é um tempo para você se centrar, sair fortalecido para lidar com o mundo externo.


DR: A senhora acredita em iluminação?

SR: Sim, claro. São nomes, pessoas, serem humanos como Dalai Lama, Saibaba, Osho que alcançaram outro patamar. Conseguiram se desprender das amarras. Não que não possam viver com elas, mas se viram livres delas. Sentimentos como apego, raiva, inveja, são sentimentos que te aprisionam. Quanto mais contato ente seu ritmo e pensamento, mais você evolui, sabe e melhora como ser humano. A pessoa que pratica meditação continuadamente é mais tolerante com ela mesmo e com o outro. Tem compaixão com o outro, aceita as coisa como são. Geralmente são pessoas mais felizes, até porque, na prática da meditação você libera entre outros hormônios endorfina e serotonina. A endorfina é um poderoso analgésico natural. A Serotonina é responsável pela nossa sensação de bem estar.



DF: Dessa forma, a meditação pode ser usada em outros fins?

SR: Nos hospitais brasileiros, a meditação atua como coadjuvante nos tratamentos de câncer. Está cientificamente comprovado que pode reduzir até 50% a dor. Também é utilizada em casos de depressão, insônia, pressão alta, problemas cardiorespiratórios, infertilidade, enxaqueca, entre outros. Temos que levar em conta que a maioria das nossas doenças são causadas por distúrbios emocionais e altos níveis de estresse. Assim, quanto mais equilibrado e relaxado você estiver, menos doente você ficará.

Confira, passo a passo, o processo de meditação básica, segundo Sandra Rosenfeld.

1 – Sentar em uma cadeira ou almofada. A postura deve estar ereta e relaxada para que haja um bom fluxo de energia e respiração.

2 – Feche os olhos. O queixo deve estar levemente em direção ao peito.

3 – Mantenha sua atenção na sua postura e a concentração na sua respiração, deixando os pensamentos passarem, como se estivesse em uma tela de cinema, sem se envolver com eles.

4 – Sinta sua respiração entrando pelas suas narinas. Acompanhe o trajeto que faz no seu corpo. Sinta saindo pelas narinas. Mantenha a concentração na sua respiração, que deve estar calma e relaxada.


Outras dicas da especialista Sandra Rosenfeld poderão ser encontradas no site http://www.sandrarosenfeld.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário