sexta-feira, 5 de junho de 2009

Começa aqui o caminho para uma mente sã

Por Aline Maia

As terapias alternativas sempre estiveram em evidência. Seja em matérias jornalísticas, programas específicos ou até mesmo em pautas sobre medicina, o tema pede atualizações e novas práticas. Os conceitos, muitas vezes, são milenares e utilizados frequentemente nos dias atuais. Dessa forma, o nicho formado por pessoas que acreditam e praticam tais terapias é amplo e rico. São inúmeros centros voltados para conquistar a harmonia de diversas formas distintas.

A busca incessante para encontrar o “eu” interior, o centro emocional e físico e a melhor forma de viver desenvolveu práticas ligadas à mente e ao corpo. Um conceito difundido em todas as terapias alternativas é: com a mente em mau estado, o corpo não poderá ficar diferente, e vice versa. Assim, o trabalho sempre é voltado para ambas as áreas.

Cada cultura apresenta uma metodologia diferente para chegar ao equilíbrio humano. A exemplo, o Shiatsu advém da medicina chinesa, embora tenha sido desenvolvida no Japão, no fim da era Meiji. A técnica de massagens por pressões com os dedos é, inclusive, recomendada pelo Ministério da Saúde para problemas na coluna, articulações e insônias. Já a Cromoterapia nasceu no Egito para os líderes. É indicada para alcançar o equilíbrio e sua peculiaridade está na utilização das cores.

Pensando na sabedoria de alguns e na curiosidade de muitos, o grupo Seja Zen reuniu quatro caminhos diferentes para obter uma vida melhor. Cromoterapia, Meditação, Shiatsu e Yoga foram caracterizadas como as práticas mais interessantes para alcançar o objetivo. A seleção foi baseada em duas terapias conhecidas e bastante difundidas, Yoga e Meditação, e duas pouco comentadas e sem ter seus conceitos básicos explicados, Shiatsu e Cromoterapia.

Confira as dicas e pontos principais selecionados criteriosamente para iniciantes e praticantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário