segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cromoterapia, terapia colorida

por Marcelo Prata

Sempre existe uma nova opção. Esse é o pensamento de quem busca uma mente sã. Terapias e mais terapias formam uma imensa lista de caminhos para buscar um novo estado de espirito. Que tal inovar? Tente a cromoterapia. Guarde os lapis de cor, giz de cera e o poster dos tellettubies. Vamos enteder as cores como luz e não objetos.

De acordo com a terapeuta Maria Jussara Alvez, vinculada a Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (ABRATH), tudo o que vemos é reflexo de luz. Cada luz possui uma cor que, após ser vista, é absorvida como imagem em nosso cérebro. Atualmente, há estudos que determinam a cor mais adequada para ambientes de ensino, trabalho, hospitais, entre outros. Nas propagandas, o uso de cores também é estudado. Tudo dependende do objetivo a ser alcançado, público alvo e produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é ba
seada nas sete cores do espectro solar. Cada cor possui uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis. A sensibilização é única e realizada individualmente, uma vez que a cor indicada deverá combinar com as já existentes. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
"Cada cor possui uma função terapêutica e as cores fazem parte do nosso cotidiano. Quem está sempre vendo o vermelho, por exemplo, vai estar sempre agitado." comenta Maria Jussara.

A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria medicina. O vínculo da medicina ao Egito data de 2800 a.C. com Imhotep, considerado o pai universal da medicina. Os primeiros livros de medicina foram escritos pelo estudioso em rolos de papiros.
Uma terapia que existe há mais de 4 mil anos merece um pouco de credibilidade.

A terapia pode ser realizada por meio de pequenas atitudes, como iluminar o quarto com luz azul à noite.
"Pode se trabalhar com cristais também. Na verdade, são várias maneiras de desenvolver a terapia. Tem casos que se alia, inclusive, às religioes." completa a terapeuta gaúcha.

Para quem ainda não se encontrou na cromoterapia, existem dezenas de opções diferentes. "Busque no mundo oriental uma outra terapia, com certeza existe uma que se encaixará no seu perfil.", indica Maria Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário